Ban_institucional

Quem somos

Duas décadas já se passaram desde que os batistas litorâneos deram os primeiros passos na direção da educação teológica. O desejo de proporcionar uma alternativa aos vocacionados da região faria com que homens de Deus trabalhassem com bravura e dedicação para que o sonho pudesse se tornar uma realidade. Hoje é possível perceber que este sonho era, na verdade, um projeto nascido no coração de Deus. E que Ele o fez germinar no coração da Associação Batista Litorânea Fluminense.

Nesse período experimentamos terríveis lutas. E, em muitas delas, as lágrimas que escorreram da face deram conta das aflições. No entanto, a palavra de Deus, semelhantemente ao “orvalho de Hermom”, floresceu nos nossos corações de tal maneira que renovaram as nossas forças. Parafraseando o poeta bíblico, “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Salmo 126:5-6).

Por isso celebramos a Deus. “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres” (Salmo 126:3). Estamos alegres e felizes pelas maravilhas divinas nesses vinte anos de educação teológica. Estamos alegres e felizes pelos professores que dedicaram as suas vidas à formação acadêmica e, sobretudo, espiritual dos vocacionados. Estamos alegres e felizes pelas igrejas batistas, bem como os seus pastores, que depositaram a confiança necessária à realização deste sonho.

E daqui por diante, em meio a este sentimento de alegria, nos sentimos de igual forma desafiados a dar prosseguimento à redação desta linda história. Sob a direção do Espírito Santo de Deus, estamos nos preparando para as crescentes demandas dos últimos anos. Crendo que, a despeito delas, não poderemos prescindir a maior de todas, extraída das palavras de Jesus: “erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (Mateus 4:35b).